O Carnaval do Recife (PE) começa oficialmente nesta quinta-feira (12), mas a festa já ganhou forma nesta quarta-feira (11) com a tradicional subida do Galo da Madrugada gigante na Ponte Duarte Coelho, localizada na área central da capital pernambucana.
Pelo terceiro ano consecutivo, a subida da escultura do Galo da Madrugada foi marcada pela realização de um evento, com atrações musicais e um quantitativo expressivo de foliões aos pés do maior símbolo do Carnaval pernambucano. “É o Galo mais bonito dos últimos anos”, disse o prefeito do Recife, João Campos, que esteve presente na festividade.

O Galo Folião Fraterno, como foi batizada a obra, mede 32 metros de altura e homenageia o legado de Dom Helder Câmara, como também a psiquiatria Nise da Silveira. Assinada pelos artistas Leopoldo Nóbrega e Germana Xavier, a escultura foi construída integralmente com materiais recicláveis.
“O Galo Folião Fraterno abre o Carnaval do Recife com esse tom de fraternidade, de humanismo, de arte, de sustentabilidade, de toda essa irreverência que temos. Ele chega com missões, com mensagens que vão além do Carnaval”, disse ao iG.

O desfile
Em 2026, o Galo da Madrugada ocupa as ruas do Centro do Recife neste sábado (14). Com o tema “Frevo Planeta Galo”, nesta edição, a agremiação mistura o frevo com responsabilidade ambiental e espera mais de 2,5 milhões de foliões durante o desfile.
De acordo com organização da agremiação, o desfile começa pontualmente às 9h, no Forte das Cinco Pontas, na área central do Recife, ponto de concentração. O trajeto total do Galo da Madrugada é de 6,5 km e duração de cerca de nove horas.
Entre os artistas presentes no desfile deste ano estão nomes como Elba Ramalho, Priscila Senna, maestro Spok e Forró, Nena Queiroga, Michelle Melo, Almir Rouche, entre outros.
Nesta edição, a agremiação presta uma homenagem ao músico e um dos fundadores do Quinteto Violado, Marcelo Melo . O artista virá no carro abre-alas durante o desfile.











