O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, disse nesta quinta-feira (13) que apresentou uma proposta provisória aos Estados Unidos sobre o tarifaço, durante o encontro com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio. A expectativa do governo brasileiro é que a resposta possa vir ainda nos próximos dias.
Vieira fez uma breve declaração à imprensa, após reunião com Rubio, em Washington, D.C.
Os dois estiveram reunidos por cerca de uma hora para discutir o avanço das negociações sobre o tarifaço imposto aos produtos brasileiros pelo governo de Donald Trump.
Sem revelar o teor da proposta, o chanceler disse apenas que espera uma resposta dos Estados Unidos ainda nos próximos dias.
Ainda segundo Vieira, Rubio afirmou que comentou com Trump sobre a reunião e o presidente teria expressado sua vontade de resolver rapidamente a questão.
Segundo ele, Trump tem a intenção de manter boa relação com o Brasil e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Vieira disse que a intenção é firmar um acordo provisório que estabeleça um entendimento até o fim do mês ou começo de dezembro, para que depois os países possam construir uma solução definitiva
“Acho que pode demorar de dois a três meses um acordo definitivo. Mas vamos aguardar. De qualquer forma, é uma importante demonstração do interesse do governo americano de solucionar as pendência e se aproximar do Brasil”, disse Vieira.
* Reportagem em atualização
















