Já pensou misturar mobilidade urbana e axé? Carnaval tem dessas coisas e o Tchanzinho Zona Norte sacode e faz protesto, junto aos foliões de Belo Horizonte, neste sábado (14).
Com tema “O Tchanzinho vai de 1508”, o bloco toma conta da Avenida dos Andradas, na capital mineira e explora pautas como transporte público gratuito e de qualidade, novas linhas de metrô, mobilidade noturna, preservação ambiental, acesso aos espaços públicos, cultura como direito e políticas urbanas que dialoguem com a população.
- Veja também: Então Brilha! colore BH com arte e folia neste sábado (14)
“O transporte público aparece como eixo central porque ele organiza a vida na cidade. Falar de ônibus, metrô e mobilidade é falar de acesso, de trabalho, de lazer e de permanência”, explica Laila Heringer, fundadora e produtora do bloco.
O trio traz as cores dos antigos ônibus de Belo Horizonte: azul, vermelho e verde neon e conta com cerca de 120 percussionistas, formados majoritariamente a partir de uma oficina percussiva local.
Formação do bloco
O trio foi criado em 2012, em meio à retomada das ruas no carnaval de Belo Horizonte, como muito axé music das décadas de 1990 e 2000, reproduzindo sucessos de grupos como É o Tchan, Terra Samba, Gera Samba, Companhia do Pagode, Tchakabum e Asa de Águia. Atualmente, o bloco conta com nove músicas próprias.























