Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Paris, Milão, Londres, Nova York… Roland Garros e Wimbledon. Antes restritos aos iniciados no métier esportivo, os grandes torneios de tênis passam a entrar na rota da moda, se tornando destinos com um crescente apelo fashion, dentro e fora das quadras. É verdade, não se trata da primeira vez em que a modalidade esportiva conquista a moda (Gabrielle Chanel não só jogava tênis, como se inspirou nos uniformes do esporte ao criar figurinos para o balé “Le Train Bleu”, em 1924), mas talvez da primeira vez em que esse amor seja declarado tão explicitamente.
Na segunda-feira (30/06) que marca o início dos jogos do mais antigo torneio de tênis do mundo (Wimbledon, na Inglaterra), selecionei três olhares de moda sobre o “tenniscore” para você torcer pelos brasileiros João Fonseca e Bia Haddad Maia – e usar por muito tempo depois que a partida acabar.
Gucci Tennis
Foi olhando para o seu arquivo de criações dos anos 1970 (década que marcou a criação das primeiras peças com influência do tênis na grife italiana) que a Gucci reuniu referências para o lançamento de uma coleção-cápsula. Se o estilo é retrô, o efeito é atual: entre as peças femininas e masculinas marcadas pelo grafismo das listras, uma edição limitada de raquetes feitas em parceria com a HEAD ganha pontos também no quesito performance (as raquetes da collab, vale dizer, só chegam ao Brasil no formato special order).

Women Key Bet by Lacoste
Women Key Bet by Lacoste
“Jogar e vencer não é o suficiente. Estilo também importa” disse René Lacoste, o jogador de tênis francês que deu seu nome à uma nova grife em 1933, apresentando a primeira camisa pólo ao mundo. Após uma coleção que olhou para o estilo nas quadras de Roland Garros, a marca se debruça sobre a moda feminina com a coleção Women Key Bet, com interpretações jovens e frescas sobre o plissado. Um bom match para os looks: a bolsa Lenglen, que leva o nome da icônica tenista francesa Suzanne Lenglen.

Polo Ralph Lauren X Wimbledon 2025
Polo Ralph Lauren X Wimbledon 2025
Na era em que o “merch” alcança linguagem estética fashion, a coleção-cápsula da Polo feita para o torneio de Wimbledon deste ano promete ganhar também as ruas, muito além do roteiro sporty. Disponível tanto nas lojas da marca quanto dentro do complexo esportivo que sedia o torneio, a coleção branca e verde inclui clássicos atemporais, como a jaqueta clássica em estilo varsity americano feita de cetim e bordada com o motivo do evento.
*Com Antonia Petta e Milene Chaves
Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.
O post Tênis & a Moda: 3 Ideias para Vestir o Esporte em 2025 apareceu primeiro em Forbes Brasil.