Trump anuncia taxação de 50% sobre produtos brasileiros

Trump anuncia taxação sobre produtos brasileirosCasa Branca/Reprodução

Os Estados Unidos anunciaram, nesta quarta-feira (9), uma taxação de 50% sobre produtos brasileiros.

O presidente norte-americano, Donald Trump, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informando sobre a nova taxa, que vai entrar em vigor em 1º de agosto, e citou supostos ataques do Brasil “contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos” como justificativa para a decisão.

Segundo a carta, essas violações ocorreram a partir de “ordens de censura secretas e ilegais”, emitidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), contra plataformas digitais dos EUA e ameaças de multas de “milhões de dólares e expulsão do mercado brasileiro”.

“A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todos e quaisquer produtos brasileiros enviados aos Estados Unidos, separadamente de todas as tarifas setoriais. Produtos transbordados para evitar essa tarifa de 50% estarão sujeitos à tarifa mais alta”, alertou Trump.

O presidente dos EUA escreveu ainda que a parceria comercial com o Brasil não tem sido recíproca e, por isso, entende que o país deve se afastar dessa relação.

“Tivemos anos para discutir nosso relacionamento comercial com o Brasil e concluímos que devemos nos afastar da longa e muito injusta relação comercial engendrada pelas tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil. Nosso relacionamento tem sido, infelizmente, longe de ser recíproco”, afirmou.

“Por favor, compreenda que a tarifa de 50% está muito aquém do necessário para garantir um campo de jogo nivelado entre nossos países. E é necessário ter isso para corrigir as graves injustiças do regime atual. Como você sabe, não haverá tarifa se o Brasil, ou empresas dentro do seu país, decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos e, de fato, faremos tudo o que for possível para obter aprovações rapidamente, profissionalmente e rotineiramente — ou seja, em questão de semanas”, ponderou Trump.

O documento enviado a Lula alerta também sobre quaisquer retaliações previstas pelo governo brasileiro contra a taxação imposta pelos EUA. Segundo Trump, caso o Brasil decida aumentar as tarifas, o valor a mais será somado aos 50% anunciados nesta noite.

“Compreenda que essas tarifas são necessárias para corrigir os muitos anos de políticas tarifárias e não tarifárias e barreiras comerciais do Brasil, que causam esses déficits comerciais insustentáveis contra os Estados Unidos”, explicou.

“Esse déficit é uma grande ameaça à nossa economia e, de fato, à nossa segurança nacional”, acrescentou a carta. “Se desejarem abrir seus até então fechados mercados comerciais aos Estados Unidos e eliminar suas tarifas e políticas tarifárias e não tarifárias e barreiras comerciais, poderemos, talvez, considerar um ajuste nesta carta. Essas tarifas podem ser modificadas, para cima ou para baixo, dependendo do nosso relacionamento com seu país. Vocês nunca ficarão decepcionados com os Estados Unidos da América”, finalizou Trump. *Esta reportagem está em atualização

Relacionados

0wgj8an7q5pcpwkf4znrw18ho
dbt8c5ogudqtcjqgj23bjfvlc
0cxj7u6o1kup091t59x1dznjc

Receba atualizações na palma de sua mão e fique bem informado Siga o Canal do portal Ibotirama Notícias no WhatsApp

2025 | Ibotirama Notícias Todos os direitos reservados  Por DaQui Agência Digital

Rolar para cima