Tem mais baianos na escola e mais baianos concluindo o Ensino Médio. Esse é o atual cenário da educação no Estado da Bahia, destacado pelo ex-ministro _Durante plenária do PGP, pré-candidato ao Senado afirmou que a evasão caiu de 20% para 3% após a chegada do PT ao governo baiano
Casa Civil e pré-candidato ao Senado, Rui Costa (PT), durante plenária do Programa de Governo Participativo (PGP) neste sábado (27), em Barreiras.
Essa semana saiu um resultado estatístico sobre a educação no Brasil, sobre a evasão escolar no Ensino Médio, que são os alunos que abandonam o Ensino Médio, [o antigo] segundo grau. Antes da gente chegar ao governo, esse índice era de quase 20%. Hoje, é 3%! Isso me deu um orgulho retado, é um dos menores do Brasil, detalhou Rui Costa, que ao governar a Bahia criou o programa Bolsa Presença em 2021, sendo referência para o presidente Lula criar o programa Pé-de-Meia em 2024.

Os dados divulgados pelo Censo Escolar nesta sexta-feira (26) demonstram resultados positivos. Na comparação entre 2022 e 2025, a taxa de abandono escolar caiu de 12,9% para 3%, enquanto a reprovação recuou de 16,3%, em 2022, para 4,6%, em 2025. Já a distorção idade-série, que aponta o atraso escolar em relação à idade de cada aluno, diminuiu de 41,3% para 24% no mesmo período.
De acordo com o ex-ministro, o Pé-de-Meia e o Bolsa Presença são políticas públicas determinantes para a ampliação da permanência dos estudantes na escola e a redução do índice de abandono. Os investimentos desses programas, juntos, chegaram a mais de R$ 1,5 bilhão só em 2025.
Mas o que a gente quer é que nenhum adolescente que entrou no segundo grau abandone a escola, queremos que ele conclua o segundo grau, acrescentou Rui, convocando os prefeitos da região oeste para atuarem firmemente na redução do analfabetismo. Todo mundo aqui sabe o esforço que é construir uma casa, se a base for mal feita, a casa cai ou vai rachar. Na educação, é a mesma coisa. É por isso que a educação infantil é tão importante. E eu quero parabenizar os prefeitos que estão aqui, porque a Bahia deu um salto enorme na educação infantil, afirmou.
Situação da capital
Rui ainda fez uma recomendação aos presentes no evento: comparem. É preciso comparar. Quem não fez quando pôde, não vai fazer quando puder. Salvador é a cidade mais rica da Bahia, mas é a pior capital no ensino infantil e a pior em oferta de creche. Eles governam Salvador há quase 16 anos, é o ex-prefeito de lá que quer enfrentar Jerônimo, mas eles têm os piores resultados em educação do Brasil, lembrou Rui Costa.
A plenária do PGP no território da Bacia do Rio Grande contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do senador Jaques Wagner, candidatos à reeleição pelo PT, além de dezenas de prefeitos, ex-prefeitos e lideranças políticas da região, que se somaram aos pré-candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal do grupo liderado nacionalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.







